quarta-feira, 29 de julho de 2009

Como fazer um tronco para seu aquário, escolha e tratamento.


Amigos hoje posto uma
foto de como fazer um tronco para seu aquário apenas utilizando galhos de árvores.


As vezes não conseguimos aquele tão sonhado tronco, então porque não montar um!
Primeiro selecione os galhos que deseja, junte tudo e use uma abraçadeira lacre como demonstrado na figura 1.
Depois acerte as pontas do galho como na figura 2, e coloque no aquário figura 3.
Está feito!!!


Quando não encontramos galhos que nos agradem para fazer uma montagem que queremos, podemos utilizar as
raízes das arvores, além de não terem uniformidade, as raízes compõem e fazem um belo visual no aquário.


Atenção: Não saia quebrando nem cortando árvores para ter troncos e galhos para seu aquário, pois fazendo isso você não estará ajudando o meio ambiente e sim o prejudicando.
Devemos salientar a questão ambiental que está intimamente ligada ao hobby, pois de acordo com IBAMA a aroeira é uma das espécies de nossa flora ameaçadas de extinção e já está classificada como “vulnerável”. Acho fundamental divulgarmos a todos a preocupação dos aquaristas quanto ao uso racional e sustentável de qualquer elemento extraído da natureza, valorizando e preservando os que já possuímos. 


Prefira troncos e galhos caídos no chão de aspecto de madeira dura, pois madeira mole vai desmanchar no aquário assim ficando impossibilitado seu uso. Comprei um tronco que era show para ficar numa pequena montagem que fiz e após alguns dias de montagem o tronco estava se desmanchando.


Recomenda-se tronco de Aroeira, videira e os de Mangue para as suas montagens.


Você também poderá pegar troncos no litoral ou em rios, quantas vezes você já andou por uma praia e encontrou um tronco caído ou um pedaço de madeira que foi esculpido pela areia e pela água??


Você também encontra esses troncos submersos em riachos, cachoeiras, córregos e lagos.


Esses são perfeitos para essa finalidade, pois já foram pré tratados pelo tempo que ficaram expostos á esses fatores.


Não esqueça de fazer um tratamento nele antes de introduzir no aquário ou lago, para que não traga organismos maléficos e outras coisas que podem afetar seu aquário como água ficar com cor amarelada ou marrom da cor de um chá, esse tratamento descrito abaixo elimina essa particularidade. Lembre-se que existem madeiras resinosas, que ao serem introduzidas no aquário, deixarão com o tempo a madeira com aspecto de veludo branco nos galhos e que um bom tratamento, ajuda á evitar esse problema.


Evite tronco de árvores cítricas pois elas poderão lhe trazer problemas no futuro.


Vamos ao tratamento:


1º Retire do tronco qualquer casca solta ou impurezas, utilizando para isso uma escova e água corrente.


2º Coloque o tronco em um recipiente e o cubra com uma mistura de agua na proporção de 1 litro de cloro para 2 litros de água e deixe descansar durante 48 horas.


3º Após esse período coloque o tronco num recipiente ( balde ou Bacia de alumínio ou chapa ) e leve para ferver com sal grosso na proporção de 200g para cada litro de água. Deixar ferver durante 30 minutos contar o tempo depois do ponto de ebulição ( 100º ). Deixe descansar por 7 dias.


4º Lave com água corrente e deixe mergulhado em água até o momento que será introduzido no aquário.


Temos as vezes o problema do tronco flutuar o que nos atrapalha na montagem, pois ao encher de agua ele simplesmente irá subir. Podemos usar uma pedra amarrada ao tronco para que ele não flutue ou mesmo placas de filtro de fundo amarradas por baixo do tronco, onde o substrato fará seu peso irá segurá-lo no local.


Na internet podemos encontrar várias imagens de montagem com diversos troncos. Pesquise bastante.


Troncos de Aroeira:

Troncos de Videira:


Troncos do Mangue:





Imagens: Da pesquisa no google na WEB.

Em tempo editando essa postagem em: 11/06/2011

Estive num rio em Teresópolis e pude comprovar á diversidade do material encontrado ali para á composição de um aquário plantado.

Num riacho igual á esse:












Você encontra diversos troncos e pedras como estes:


 Nesses troncos você pode perceber que o primeiro lá de trás é mais recente e estava submerso, ele só possui a casca comida pela água. Já os outros troncos estão já a algum tempo submersos, e foram trabalhados pela água do rio, o que dá uma bela composição ao plantado.





Editaremos com o tempo assim complementando o artigo.

14 comentários:

Bruno disse...

gostei da ideia!!! vou tentar fazer!!! valeuuu abraçaoooo

Adriano Ost disse...

Olá!
òtimo post!
Vale lembrar que pela legislação ambiental os manguesais são considerados areas de preservação permanentes e não podem ser mechidos.

então, cuidado! :D

Maria270 disse...

Que problemas futuros trazem os troncos cítricos? Tenho um tronco de laranjeira que já ficou submerso por uns 40 dias, depois disso eu o fervi e deixei de molho por mais 2 dias, será que poderei utilizá-lo?

CJPM disse...

Maria!!! Bem vinda!!

Olha só o tronco de laranjeira nunca usei, mas seria bom você medir á acidez dele com um teste de ph, coloque o tronco na água e depois de 2 dias faça o teste. Caso acidifique muito pode não ser favorável para seu aquário. Tenho visto um bom resultado com tronco de goiabeira. Abç

Maria270 disse...

Obrigada CJPM! Sempre quis deixar a água ácida porque tenho neons e a água do meu aquário não fica ácida de jeito nenhum!! Mas mesmo assim farei o teste. Já tinha colocado raízes que encontrei num rio, mas não alterou o pH em nada. Abç

Maria270 disse...

Olá novamente!
Tem alguns troncos em meu aquário que estão estranhos, nascem sem parar algo parecido com "pêlos", são marrons e macios, fora da água parecem uma gelatina gosmenta. Esses troncos já estão em meu aquário por mais ou menos dois anos. Já lavei e raspei os troncos, os deixei ao sol até ficarem bem secos, quando os retornei para o aquário os "pêlos" cresceram mais rápido e densos.
O que poderia ser? Eles não parecem prejudicar a fauna do aquário.
Segue a foto de um dos troncos: http://i1282.photobucket.com/albums/a537/Maria27001/tronco2_zps3904e643.png

CJPM disse...

Olá Maria!!

Esse tipo de Pêlos na verdade são algas marrons!! Segue um link para você entender melhor!!

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.php?77547-Algas-Marrons-verdes-vermelhas-azuis

Espero ter ajudado!!!

Maria270 disse...

Obrigada novamente CJPM!
Pelo que vi nas fotos do link que me passou as algas de meu aquário se parecem mais com as petecas, pois o tronco não fica apenas aveludado,ele fica coberto de "pelos" macios. já raspei novamente os troncos e elas tornaram a crescer. Agora entendo por que são consideradas pragas no aquário.

carinha da luz hqi disse...

ola meu nome e rafael estou com uma duvia esse riacho tenho um tiu em minas que tem um igual posso deixar meus troncos la para trata los e uma aqua corrente cristalina que desce da montanha estou pensando em deixalos um mes la oque vc me diria

CJPM disse...

Olá Amigo.

Tendo um riacho de águas cristalinas, pode deixar os troncos lá para tratamento sem problemas.

Coloque um peso em cima para que o tronco fique submerso.

Já fiz isso em caixa Dagua.

Unknown disse...

Olá meu amigo! Posso usar tronco de catuaba? ja estava bem que apodrecido, pois estava no tempo por cerca de três anos. obs.: ainda estou tratando.

CJPM disse...

Bom Dia. Obrigado por nos prestigiar. Olha nunca tentei usar tronco de catuaba e não vi ninguém que tentasse ainda. Observe se ela é uma madeira muito macia, se for ela tende á desmanchar no aquário depois de muito tempo e á água sempre ficará num tom amarelo por causa da tintura. Faça um teste depois do tratamento coloque num recipiente ou balde e deixe lá e vá trocando á água, se permanecer amarela esse será o resultado. Quanto ´ser de catuaba não sei se fará mal aos peixes.

Unknown disse...

ola bom dia posso bota tronco de goiabeira no meu aquario

Unknown disse...

e se puder como faço o tratamento para por no meu aquário

deste já agradeço a atenção

Postar um comentário