sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sera Viformo



Alimento em pastilhas para peixes-gato e botias, Sera Viformo é composto por Sera Vipan e Sera Flora. O seu alto teor em matéria vegetal torna estas pastilhas um alimento muito apreciado por barbos e peixes vivíparos

Sera Spirulina Tabs



Pastilhas de alimento de qualidade superior. Sera Spirulina Tabs contém 20% de spirulina além de ingredientes vegetais selecionados, tais como plâncton, algas marinhas, espinafre e ervas especiais . Sera Spirulina Tabs é um alimento excelente para peixes ovíparos, peixes-gato e ciclídeos Este-Africanos . Este é um alimento rico em proteína de origem vegetal e vitaminas, sendo vorazmente comido por muitos barbos e caracídeos .

Sera Plankton Tabs



Alimento ideal para peixes e invertebrados marinhos que se alimentam de plâncton . É composto por uma grande quantidade de plâncton natural, cuidadosamente processado e spirulina . Sera Plâncton Tabs são também guloseimas deliciosas para peixes-gato e botias, em aquários de água doce. É ainda um alimento excelente para suportar a atividade reprodutiva dos peixes

Sera O-Nip



Alimento em pastilhas Sera O-nip é um saboroso alimento indicado para todos os peixes ornamentais . Na sua composição entram 50% de alimentos em flocos, da mais alta qualidade, e 50% de alimais liofilizados, moídos . Estas nutritivas pastilhas ricas em proteína podem ser facilmente fixadas no vidro do aquário, bastando exercer uma pequena pressão. Este alimento faz com que mesmo o mais tímido dos peixes saia do esconderijo

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sera Mikropan




Alimento para criação de alevinos vivíparos e incubadores bucais . Sera Mikropan é também indicado para a alimentação de jovens peixes ovíparos, assim que estes tenham atingido o tamanho de um alevino recém-nascido de vivíparo (6 mm) . Sera Mikropan tem elevados teores de fibra bruta, suportando assim a atividade normal dos intestinos deste animais. O seu elevado nível de cálcio assegura um correto crescimento do esqueleto . Durante as primeiras semanas é recomendável misturar Sera Mikropan com Sera Fishtamin, fazendo uma pasta que deve ser fornecida aos peixes uma vez por dia .

Sera Micron


Alimento para crescimento, em pó, para todos os peixes jovens(ovíparos), até alcançarem o tamanho dos vivíparos recém-nascidos (6mm). Sera Micron é também um alimento excelente para larvas de peixes marinhos, náuplios de artêmia e girinos . Na sua composição entram ingredientes naturais de elevada qualidade, tais como spirulina, dáfnias, ciclops, plâncton e mexilhões . Recomendamos que alimente os peixes jovens pelo menos 5 vezes por dia, com uma papa resultante da mistura de Sera Micron com Sera Fishtamin .

Sera Microgran



Alimento granulado para peixes jovens e espécies de boca pequena. Pelo pequeno tamanho dos seus grânulos, Sera Micropan é especialmente indicado para a alimentação de pequenos caraçídeos e barbos, assim como peixes-gato, botias, ciclídeos anões e pequenos anabantídeos . A sua composição equilibrada e o seu teor em vitaminas fazem de Sera Micropan um alimento de base perfeito e nutritivo para estes peixes .

Sera Artemia


Os náuplios de artemia são uma delícia desejada e apreciada pelos alevinos de todas as espécies . Os peixes adultos e muitos invertebrados também comem os náuplios e as artêmias vivas . Sera Artemia , ovos de Artemia do Grande Lago de Utah, Estados Unidos , são de excelente qualidade . Contém náuplios especialmente pequenos, o que é muito importante no caso dos alevinos menores, com índice de eclosão muito alto .

SERA vipachips


Este alimento especial e completamente novo é ideal para peixes que nadam no fundo e que não vivem de uma dieta exclusivamente vegetariana. Assim, SERA vipachips são adequados para as coridoras, botias e alguns peixes-gato da espécie Loricariidae, p.ex. os "L46" (Hypancistrus zebra) espetaculares e muito procurados.
SERA vipachips tornam-se macios na água muito rapidamente, mas mantêm a sua forma. O alimento não se dissolve e mantém durante muito tempo o seu sabor excelente e irresistível para os peixes.
Como os SERA vipachips não causam turvações e não poluem a água, este alimento também é perfeitamente adequado para peixes lentos ou noturnos, para os quais a comida tem que ficar mais tempo no aquário.

Com o SERA crabs natural, a SERA apresenta um novo alimento base para aquários de água doce e salgada, que corresponde perfeitamente às necessidades dos crustáceos. Os ingredientes de alta qualidade estão especialmente adaptados à alimentação e à digestão destes animais. Assim, estes alimentos naturais evitam uma poluição desnecessária da água e asseguram a vitalidade dos populares crustáceos. A propósito: SERA crabs natural também é perfeitamente adequado para os caranguejos eremitas.

SERA crabs natural é o alimento base energético da nova gama da SERA para camarões. A particularidade: As características naturais dos nutrientes e a fórmula VIP para uma alta qualidade constante favorecem um desenvolvimento saudável com um processo da ecdise regulado. Além disso, uma alimentação contínua com as novidades da SERA promove a fertilidade, a vitalidade e as cores brilhantes dos animais.

As Pastilhas de SERA crabs natural permitem uma alimentação simultânea de camarões e crustáceos. Graças as pastilhas que se afundam e mantêm a sua forma, nos aquários biótipo (que na maior parte das vezes são pequenos) não se origina poluição desnecessária, já que estes estão perfeitamente adaptados aos hábitos alimentares dos animais, sendo pois de fácil digestão.

Entre os ingredientes de alta qualidade encontram-se por exemplo algas marinhas ricas em iodo, folhas de urtiga, aditivos de casca de salgueiro e pau de amieiro ricos em fibras, assim como uma elevada percentagem de algas Spirulina. Outra vantagem são as concentrações correctas de minerais e ácidos graxos e Omega.

SERA shrimps natural


Com o SERA shrimps natural, a SERA apresenta um novo alimento base para aquários de água doce e salgada, que corresponde perfeitamente às necessidades dos camarões. Os ingredientes de alta qualidade estão especialmente adaptados à alimentação e à digestão destes animais. Assim, estes alimentos naturais evitam uma poluição desnecessária da água e asseguram a vitalidade dos populares crustáceos.


SERA shrimps natural é o alimento base energético da nova gama da SERA para camarões. A particularidade: As características naturais dos nutrientes e a fórmula VIP para uma alta qualidade constante favorecem um desenvolvimento saudável com um processo da ecdise regulado. Além disso, uma alimentação contínua com as novidades da SERA promove a fertilidade, a vitalidade e as cores brilhantes dos animais.



SERA shrimps natural é um alimento granulado especial para camarões. Graças ao granulado que se afunda e mantém a sua forma, nos aquários biótipo (que na maior parte das vezes são pequenos) não se origina poluição desnecessária, já que este está perfeitamente adaptado aos hábitos alimentares dos animais, sendo pois de fácil digestão.

Entre os ingredientes de alta qualidade encontram-se por exemplo algas marinhas ricas em iodo, folhas de urtiga, aditivos de casca de salgueiro e pau de amieiro ricos em fibras, assim como uma elevada percentagem de algas Spirulina.

Outra vantagem são as concentrações corretas de minerais e Omega 3.

Montagem de Um Aquário pela SERA

Para descontrair aqui uma montagem interessante feita pela SERA

Sera Vipan



Sera Vipan




Alimento universal em flocos, bem equilibrado, constituído por mais de 40 ingredientes, destinado à alimentação de todos os peixes ornamentais em aquário comunitário. Os nutrientes e as vitaminas contidas em sera Vipan fazem com que este alimento seja de fácil digestão . O fornecimento regular de sera Vipan fará com que seus peixes cresçam rápido e com saúde .


Sera San


Sera San


Sera San é o alimento ideal para fazer realçar as cores de todos os peixes ornamentais. Este é um alimento em flocos constituido de farinha de grãos e de peixe, algas marinhas e spirulina . A sua composição bem equilibrada e o seu alto teor em proteínas e vitaminas asseguram um crescimento rápido e saudável. Sera San melhora os resultados reprodutivos e é também rapidamente aceito pelos peixes de difícil alimentação

Sera Menu Flakes



Sera Menu Flakes


Sera Menu Flakes é o produto ideal para quem precisa variar a alimentação de seus peixes ornamentais . Vem numa prática embalagem internamente dividida garatindo a integridade dos quatro tipos de alimentos nela contidos . Sera Menu Flakes contém dietas para peixes carnívoros e herbívoros . É o alimento ideal para seu aquário

Sera GVG-MIX

Sera GVG-MIX


Alimento em flocos rico em iodo e com saborosos pequenos pedaços de animais. Sera GVG-MIX é composto em 80% por flocos especiais feitos a partir de algas marinhas, krill moido e plâncton. Os restantes 20% são compostos por larvas vermelhas, dafnias e artênias liofilizadas. Este alimento rico em iodo e outros minerais essenciais contribui para evitar doenças da tiróide e, por isso, deve ser fornecido aos peixes pelo menos uma vez por semana . Sera GVG-mix é aconselhado peixes viviparos de água doce e peixes marinhos . Estes peixes necessitam de mais iodo e minerais que as outras espécies .

Rações Floculadas para Peixes Sera



Existem diversas marcas de rações no mercado nacional raçoes conhecidas e desconhecidas pelos aquaristas, cito algumas:




Importadas: Sera, Tetra (as mais conhecidas)




Nacionais: Alcon, Tropifish, Maramar, Carin, Pet vida e outras.






Hoje falarei um pouco das rações da SERA.




Á Sera é uma empresa alemã que fabrica rações, equipamentos e condicionadores e medicamentos para aquarismo.




Ela possui uma gama muito grande de rações e agora descreverei sobre elas.




SERA FLORA

Alimento vegetal em flocos, contendo spirulina, ideal para a alimentação de peixes herbívoros tais como peixes gato (ex. Plecostomus), vivíparos, ciclídeos dos lagos Malawi e Taganyika (ex. Tropheus) e botias. Estas espécies devem receber, como alimento de base, Sera Flora e Sera Spirulina Tabs. Este regime alimentar torna os peixes mais resistentes às doenças .




Como fazer um tronco para seu aquário, escolha e tratamento.


Amigos hoje posto uma
foto de como fazer um tronco para seu aquário apenas utilizando galhos de árvores.


As vezes não conseguimos aquele tão sonhado tronco, então porque não montar um!
Primeiro selecione os galhos que deseja, junte tudo e use uma abraçadeira lacre como demonstrado na figura 1.
Depois acerte as pontas do galho como na figura 2, e coloque no aquário figura 3.
Está feito!!!


Quando não encontramos galhos que nos agradem para fazer uma montagem que queremos, podemos utilizar as
raízes das arvores, além de não terem uniformidade, as raízes compõem e fazem um belo visual no aquário.


Atenção: Não saia quebrando nem cortando árvores para ter troncos e galhos para seu aquário, pois fazendo isso você não estará ajudando o meio ambiente e sim o prejudicando.
Devemos salientar a questão ambiental que está intimamente ligada ao hobby, pois de acordo com IBAMA a aroeira é uma das espécies de nossa flora ameaçadas de extinção e já está classificada como “vulnerável”. Acho fundamental divulgarmos a todos a preocupação dos aquaristas quanto ao uso racional e sustentável de qualquer elemento extraído da natureza, valorizando e preservando os que já possuímos. 


Prefira troncos e galhos caídos no chão de aspecto de madeira dura, pois madeira mole vai desmanchar no aquário assim ficando impossibilitado seu uso. Comprei um tronco que era show para ficar numa pequena montagem que fiz e após alguns dias de montagem o tronco estava se desmanchando.


Recomenda-se tronco de Aroeira, videira e os de Mangue para as suas montagens.


Você também poderá pegar troncos no litoral ou em rios, quantas vezes você já andou por uma praia e encontrou um tronco caído ou um pedaço de madeira que foi esculpido pela areia e pela água??


Você também encontra esses troncos submersos em riachos, cachoeiras, córregos e lagos.


Esses são perfeitos para essa finalidade, pois já foram pré tratados pelo tempo que ficaram expostos á esses fatores.


Não esqueça de fazer um tratamento nele antes de introduzir no aquário ou lago, para que não traga organismos maléficos e outras coisas que podem afetar seu aquário como água ficar com cor amarelada ou marrom da cor de um chá, esse tratamento descrito abaixo elimina essa particularidade. Lembre-se que existem madeiras resinosas, que ao serem introduzidas no aquário, deixarão com o tempo a madeira com aspecto de veludo branco nos galhos e que um bom tratamento, ajuda á evitar esse problema.


Evite tronco de árvores cítricas pois elas poderão lhe trazer problemas no futuro.


Vamos ao tratamento:


1º Retire do tronco qualquer casca solta ou impurezas, utilizando para isso uma escova e água corrente.


2º Coloque o tronco em um recipiente e o cubra com uma mistura de agua na proporção de 1 litro de cloro para 2 litros de água e deixe descansar durante 48 horas.


3º Após esse período coloque o tronco num recipiente ( balde ou Bacia de alumínio ou chapa ) e leve para ferver com sal grosso na proporção de 200g para cada litro de água. Deixar ferver durante 30 minutos contar o tempo depois do ponto de ebulição ( 100º ). Deixe descansar por 7 dias.


4º Lave com água corrente e deixe mergulhado em água até o momento que será introduzido no aquário.


Temos as vezes o problema do tronco flutuar o que nos atrapalha na montagem, pois ao encher de agua ele simplesmente irá subir. Podemos usar uma pedra amarrada ao tronco para que ele não flutue ou mesmo placas de filtro de fundo amarradas por baixo do tronco, onde o substrato fará seu peso irá segurá-lo no local.


Na internet podemos encontrar várias imagens de montagem com diversos troncos. Pesquise bastante.


Troncos de Aroeira:

Troncos de Videira:


Troncos do Mangue:





Imagens: Da pesquisa no google na WEB.

Em tempo editando essa postagem em: 11/06/2011

Estive num rio em Teresópolis e pude comprovar á diversidade do material encontrado ali para á composição de um aquário plantado.

Num riacho igual á esse:












Você encontra diversos troncos e pedras como estes:


 Nesses troncos você pode perceber que o primeiro lá de trás é mais recente e estava submerso, ele só possui a casca comida pela água. Já os outros troncos estão já a algum tempo submersos, e foram trabalhados pela água do rio, o que dá uma bela composição ao plantado.





Editaremos com o tempo assim complementando o artigo.