quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Marimo Ball - História e Caracteristicas

Hoje vou falar de uma curiosa planta que tenho em meu aquário!!


Marimo Ball


Na verdade ela é uma alga que fica redonda igual uma bola!


Sua origem é do Japão no Lago Akan em Hokkaido e na Islândia.


Ela é uma espécie de Alga filamentosa que está em extinção lá no japão, mas vem sendo mantidas em aquários com sucesso. Não requer muita iluminação nem Co2. ( Claro que se aumentar eles ela irá crescer mais e vai lhe agradecer, mas se não der deixa sem mesmo).


Diz á lenda Japonesa que a Marimo ball pode trazer amor, sorte e felicidade para aqueles que assim á tratarem! ( Interessante não).


Breve História:


Na Islândia estas bolas são feitas de algas verdes filamentosas ( Aegagropila Linnaei ). Esta alga tem suas origens apartir de 2 lagos no mundo, no Lago na Islândia onde é chamado de Kúluskítur, e o outro lago é o Akan no Japão, onde é chamado de Marimo.


O Lago Akan é uma área altamente protegida e as Marimo-Ball são consideradas um tesouro nacional pelos Japoneses. Em ambos os lagos, a Marimo são encontrados somente em determinadas áreas. Os lagos estão sendo pesquisados pelo Dr. Isamu Wakana, um cientista e perito nas Marimo-Balls Japonesas.


As Marimo  do Lago Myvatn são de aproximadamente 10 á 12cm de diâmetro e devido à sua forma esférica, que é quase único entre as plantas, a área fotossintética é,no minimo, quando comparado com a massa das algas. Normalmente todos os organismos fotossintéticos tendem a maximizar esta área ( por exemplo, com folhas grandes ), a fim de capturar a luz, tanto quanto possível. A estrutura da Marimo é unica. Não há núcleo ( seixo, por exemplo ) no centro. Os filamentos de algas crescem em todas as direções a partir do centro da bola, de forma contínua e assim lançando suas ramificação para fora da base e formando á esfera. Surpreendemente, a Marimo se mantém verde em toda á sua extensão, apesar da luz só atingir sua parte de cima e as laterais. Mesmo que não haja muita luz ela continua á crescer, se por exemplo voc~e colocar uma planta e uma Marimo com pouca luz, você verá que á Marimo ficará verdinha e á planta irá se definhar. A clorofila dentro da Marimo parece estarde alguma forma em uma forma de extase ou hibernação no escuro, Se ela for dividida ao meio e se tornar exposto à luz novamente,a Marimo é ativada e começa á crescer para preencher sua forma esférica novamente.Este fenômeno pode ser exclusivo das Marimo-Ball entre os organismos Fotossintéticos. Pouco se sabe sobre  o ciclo livre das Marimos. No lago Myvatn, á maioria das marimos são do mesmo tamanho e juvenis são dificilmente encontrados. A idade das marimos também é desconhecido, já que não existem anéis de crescimento ou outros sinais de crescimento que possam determinar sua idade. Elas são de crescimento lento e sua idade podem ser de muitos anos.


Pesquisando na internet descobri, que elas podem ser usadas no aquário de ciclídios, pois esses não deixam plantas e decorações nos seus respectivos lugares e com á Marimo ficará tranquila, pois ela fica livre no aquário.


É uma excelente planta para ter em seu aquário, já que não requer muitos cuidados adicionais, não precisa de muita iluminação!!


Seu preço hoje: 24/08/11 varia em torno de R$ 19,00 á R$ 40,00 Reais, podendo ser adquirida com criadores e lojas on line do ramo ou com o nosso Patrocinador Mbreda <== Clique.


Especificações da Marimo Ball:



Cladophora aegagropila
Nome Popular: Esfera de Musgo, Marimo Ball
Família: Cladophoraceae
Distribuição: Islândia , Escócia , Japão e Estónia .
Substrato: Fértil ou não
Iluminação: Fraca / Forte
CO²:  Não
Porte: 10 á 30cm
Cuidado: Fácil
Características: Conhecido como Esfera de Musgo, Marimo Ball ou bola de Cladophora, apresenta filamentos verdes de algas (Chlorophyta) e é encontrado em lagos no hermisfério norte. A Marimo é uma forma rara de crescimento das espécies deste gênero, crescendo em forma de grande bola verde com aparência aveludada. Podem formar grande colônias e embora considerado um tipo de alga, é desprezada por peixes comedores de algas.
Ficha por: Edson Rechi


Essas são algumas fotos da Marimo em seu habitat natural:








Fotos de marimo em aquários na Net:







Videos de Marimo Ball



Lago Akan:




Elas são muito usadas para aquários de invertebrados, já que eles adoram:


"Em seu habitat natural, a sua capacidade de se movimentar usando as correntes de afundar ou subir, a fim de posicionar-se para receber muita luz para realizar a fotossíntese e manter uma cor uniforme verde. Mari vem da palavra japonesa para bola e mo refere-se a algas. Como é fotossintética, ele flutua ou afunda na água em tocolumns resposta de luz, e realmente em torno de rolos na parte inferior do theaquarium. Desse modo, é confundido com os animais por causa de seu movimento, que é outro fator que agarra o interesse das pessoas Além disso, como itslife extensão é bastante longo -. maior a bola Marimo é conhecido por havelived mais de 100 bolas years.Marimo foram descobertos em Lake Akan quase 100 anos atrás byTetsuya Kawakami Em 1921 foram declarados uma "NaturalTreasure japonês".


5 comentários:

Edmilson JrK disse...

Obrigado pelo texto bem completo, sempre as vi e achei caras sem entender sequer como se formavam, resolvi pesquisar e só aqui encontrei informações completas. Parabéns

CJPM disse...

Obrigado!!
No Site da Mbreda, você poderá encontrá-las á um valor bem convidativo.

Jessica disse...

Estive procurando por essas coisinhas lindas e verdes há meses, desde que assisti Junjou Romantica queria ter um, ainda mais pela descrição dela no anime. "São as fadas do lago, ela podem chegar a ter esse tamanho" Eu ri muito nesse episódio.
Melhor ainda é esse link de compra, nossa, valeu mesmo.

The_Dubliners disse...

onde eu consigo esses marimo>
na mbreda da indisponivel

CJPM disse...

Já temos á venda: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796574423-marimo-ball-aegagropila-linnaei-4-5cm-musgo-shrimp-_JM

Aproveitem

Postar um comentário