sábado, 6 de agosto de 2011

Camarão Crystal Red - Caridina cf. cantonensis

 A espécie “Crystal Red” (Neocaridina sp.), é uma das diversas espécies variantes do camarão Caridina serrata, sendo um híbrido do “Bumble bee shrimp” ou Camarão Abelha descoberta em 1991 pelo criador japonês Hisayasu Suzuki, ele começou á perceber na sua criação essa mutação e foi fazendo um selecionamento genético da espécie.. São extremamente pequenos, seu corpo quando adulto chega no máximo a 2 á 2,5 cm, tendo um tamanho médio entre 1 á 1,5 cm. Seu comportamento pode variar quando em pequenos grupos ou quando mantido somente um exemplar, mas ao se formar um grupo maior, se mostram confiantes e exploradores, vasculhando vastas áreas do aquário a procura do que comer. É recomendado colocá-los em um aquário plantado, sem peixes que possam vir a tê-los como petiscos visto o seu tamanho diminuto ou com peixes pacíficos.

Apreciam água neutra a levemente ácida, tendo pH na faixa de 6,2-7,2. Resistem a temperaturas de 18°C á 30°C, sendo aconselhável manter na faixa de 22-25°C. São sensíveis a metais e produtos químicos na água. Deve se observar que estes camarões são extremamente sensíveis à presença de amônia na água, esta deve ter nível ZERO, pois pode causar a morte deles, mas eu já coloquei num aquário que a amônia estava em níveis aceitáveis e não aconteceu nada, mas não vale apena arriscar então tenha os devidos testes para assegurar á qualidade da água.

Sua alimentação consiste em algas e restos de animais. Aceitam muito bem ração, mas já existem no mercado á ração Mosura que é importada própria para camarões, mas se você não puder adquirir essa marca pode se valer de algumas rações nacionais para peixe mesmo, prefira as de fundo para que eles possam pegar melhor. Aceitam também alimentos vivos como “enquitréias”, podendo esta ser utilizada com moderação. São conhecidos por serem detritivos, ou seja, comem qualquer detrito que encontrem pela frente, podendo comer além de ração e algas, cadáveres de peixes que se encontrem no aquário. Outra sugestão de alimentação é servir para os "Red Crystals" espinafre ou cenoura cozida. Cozinhe-os até ficar mole, quase se desfazendo, e então sirva para eles quando estiver frio. Não se esqueça de retirar o que sobrar para não estragar á qualidade da água.

Para reproduzir o Crystal Red com sucesso, o aquarista deverá manter as condições ambientais descritas acima. Água limpa é o mais importante! Os "Red Crystals" podem se reproduzir mensalmente se forem fornecidos os cuidados apropriados. Seu ciclo de vida é de aproximadamente 15 meses e geralmente levam cerca de 6 meses para se tornarem adultos fisicamente, não se tendo certeza se antes disto estarão aptos a reproduzirem.

Quando sofrem algum tipo de estresse intenso (ex: transporte) tendem a perder sua coloração, ficando quase transparente, mas logo após serem devolvidos a um ambiente calmo e com condições favoráveis, bem aclimatados e alimentados, voltam a ter a sua coloração forte.

Eles costumam á trocar de casca enquanto crescem,  então não se assuste se você vir uma casca no seu aquário!!

Sexagem do Camarão Red Crystal pode ser difícil na fase juvenil. Uma vez que as fêmeas atingem a idade adulta então você pode dizer a diferença entre os sexos, ou pelo menos que sejam fêmeas. As fêmeas são fáceis de identificar como eles são maiores e também têm um baixo-ventre curvas.Eu não acredito que a diferença de coloração é o suficiente para realmente sexual desta espécie. Em vez de olhar para a diferença de tamanho e, mais importante do baixo-ventre. O selim de uma fêmea de Camarão Red Crystal pode ser virtualmente impossível de ver devido à coloração vermelha. Você pode, contudo, ser capaz de ver o selim pois é uma cor para gratinar

Abaixo você verá uma imagem com á Grade de coloração desses pequenos camarões:



A seguir fotos deles:










quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nascimento de Killifish

Para quem nunca viu um killi nascendo ai está o vídeo:

Será á extinção da Aquariofilia, Exposições, Encontros e Eventos Aquarísticos?


Veja o texto do projeto de lei de autoria do Vereador Roberto Tripoli

Fonte: ABLA - Associação Brasileira de Lojas de Aquáriofilia.