sábado, 10 de abril de 2010

2ª Reunião de Killiófilos - RJ


Arrow Data: Sábado, 10/abril às 14:00h 
Arrow Local de concentração: Pet Shop Ar-Mar - Rua Soares Costa, 67 - Praça Saens Peña - Tijuca (ao lado do Shopping 45 e próximo ao metrô). 

Depois nos encaminharemos para um local mais adequado para discutirmos os temas e para o bate-papo. 

Essa reunião será para a discussão de idéias, portanto não haverá exposição, brindes ou palestras ao público. 

A partir de agora, todo segundo sábado de cada mês será feita uma reunião. Essa de 10/abril é muito relevante, pois nela já vamos começar a estruturar a preparação de um Encontro de divulgação do hobby. 

Todos são bem-vindos! 

terça-feira, 6 de abril de 2010

Guia de Transporte Animal?? - GTA.

A Guia de Trânsito Animal (GTA) já faz parte da rotina de criadores profissionais. No entanto, donos de animais de estimação também precisam se acostumar a retirar a Guia para viajar com seus bichinhos.


Apenas cães e gatos não precisam do documento. Esses podem transitar acompanhados de carteira com a vacina de raiva em dia e atestado zoosanitário emitido por médico veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Peixes também precisam da GTA para ser enviados pelo correio, ou transportados para outras cidades.

Para retirar a GTA, Os donos precisam estar acompanhados do atestado zoosanitário do animal, que deve ser emitido por um médico veterinário. Quem possui animais silvestres precisa ainda, apresentar a autorização para transporte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O valor da Guia varia de acordo com a espécie que será transportada, mas é muito pequeno se comparado às penalidades aplicadas a quem é flagrado transportando animais sem o documento.


Além de multas que podem ultrapassar R$160,00, os animais também são apreendidos e podem ser sacrificados. “O número de apreensões de animais está crescendo, principalmente em serviços de correios. Para evitar problemas no transporte de seus animais, os donos devem procurar a defesa agropecuária antes da viagem”,

Faça o Download do manual da GTA abaixo:

Manual de GTA para animais aquáticos

Abraço