sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aquamagazine 11

Pessoal, quem não conhece á revista Aquamagazine, não sabe o que está perdendo. Ela já está na Décima primeira edição ( 11 ) recheada de informações fantásticas.


Li meu exemplar e gostei muito do que vi, uma revista com conteúdo e muito bem editada.


Segue abaixo á capa da edição 11 que trás matérias sobre:



  • Tetras;
  • Camarão-Palhaço;
  • Koi Art: Showa;
  • Doenças de Discus;
  • Peixe Morceço;
  • Qualidade da água;
  • Reprodução;
  • Territorialismo;
Além de contar com muitas outras informações muito úteis para nós aquaristas de plantão.




Fonte: Aquamagazine

Aquário Plantado Automatizado (Automatic Aquarium)

Esse é um projeto do Emilson um aquário automatizado de 105 x 46 x 45 Volume efetivo do aquário de 200 litros, com 3 alimentadores, 1 canister, Sistema de co2 da amazon. Vidro temperado de 10mm.






De acordo com ele, essa é a descrição:


Controles Automáticos implementados:

- Trocas parciais da água (10l/dia):
Realizado através de um filtro deionizador industrial (Viafiltros) que possui dois compartimentos para o tratamento da entrada de água: o primeiro de carvão ativado para retirar o cloro e o segundo de resina mista (catiônica e aniônica) para retirar quaisquer minerais e metais pesados presentes na água. Este filtro é controlado pela programação de um timer digital que liga/desliga uma válvula solenóide industrial(Asco) que está acoplada a uma torneira de ajuste fino do volume de entrada de água no aquário (100 ml/min). A baixa vazão de H2O é interessante porque além de garantir a estabilidade da temperatura da água no aquário, ao mesmo tempo otimiza a ação e a durabilidade das resinas. No mesmo momento em que a água entra no aquário, a troca parcial acontece através do ladrão instalado no lado oposto a 13mm da superfície, por onde a água sai do aquário. O filtro ainda possui sensores que ativam um led verde quando a qualidade da resina mista permanece boa, ou o led vermelho, indicando a necessidade da sua troca.

- Fotoperíodo (10 horas):
O aquário possui um luminária (Arcádia) com quatro lâmpadas T5 Plant Pró (39W) controlada por dois timers, um para cada duas lâmpadas. Os dois timers são necessários para a ativação/desativação de duas lâmpadas de cada vez, evitando assim a iluminação com potência de 100% durante todo o fotoperíodo.

- Injeção de gás carbônico (PH 6,6/KH=2):
Armazenagem do CO2 no cilindro de gás carbônico (Aquamazon 3Kg) com regulador de pressão (Morato) e válvula solenóide industrial (Asco) a qual é acionada pelo controlador de PH (Weipro 2010). Este último tem a função de controlar a dose de CO2 na água através da medição do PH. Caso o gás carbônico for injetado em excesso a água torna-se muito ácida, podendo matar as plantas e peixes.

- Injeção de fertilizante líquido (1ml/dia):
Administrado pelo dosador líquido (Eheim) que possui timer programável acoplado. A dosagem mínima de fertilizante diária é realizada para manter o equilíbrio do aquário com plantas saudáveis, sem ocasionar o impacto no sistema com dosagens maiores semanais ou mensais.
Fertilizantes: Plant Nutrition Tropica 45% / Flourish Seachem 45% / Flourish iron Seachem 10%

- Alimentação dos peixes (3x/dia):
Realizado por dois alimentadores automáticos (Eheim) com timers programáveis acoplados. A utilização dos dois alimentadores foi prevista para viabilizar o fornecimento de dois tipos de ração com granulação diferenciada entre eles. O quarto timer digital é responsável pelo desligamento do filtro canister (Eheim Ecco 2236) no momento da alimentação dos peixes, evitando assim a sucção e desperdício da ração, preservando a qualidade da água. É muito importante observar a quantidade oferecida aos peixes, nunca permitindo as sobras o que causarão o crescimento das algas.

- Iluminação e oxigenação noturna:
A iluminação noturna (9w) faz-se necessária para a proteção dos peixes de pequeno porte na escuridão total quando são presas mais fáceis para os maiores. A oxigenação noturna é realizada com a movimentação mais acelerada da água promovida pelo acionamento da bomba submersa (450l/h). A oxigenação maior da água fora do fotoperíodo é saudável, o que evita a queda do PH e supre o O2 adicional exigida pelas plantas neste intervalo. Ambas, a iluminação e a oxigenação são controladas através de um fotosensor, que as ativam no momento que o fotoperíodo termina.

- Outros equipamentos relevantes:
Termostato (Jager/Eheim) 150W (26°);
Filtro UV (Coralife Turbo Twist) 9W.
Categoria: Animais
Palavras-chave:


Aquário Automatizado Emilson Furuta Aquário Aquário Automático Plantado Automatic Aquarium Aquário Plantado Eheim Filtro Deionizador Arcádia Viafiltros Aquamazon Weipro 2010

Fonte: Emilson

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sistema de co2 caseiro

Para quem não pode dispor de um sistema de co2 de cilindro dos que vemos nas lojas de aquarismo para vender como esse do primeiro vídeo:


Nós damos á segunda opção um vídeo que mostra como fazer um sistema caseiro bom e barato:







Epiplatys annulatus - Um killifish realmente lindo!!

Conheçam o camarão que vale ouro

Ritual de acasalamento do killifish Nothobranchius foerschi