quinta-feira, 4 de março de 2010

610 peixes encontrados mortos em lixeira no Havaí

O Departamento de Recursos Aquáticos da cidade de Kailua-Kona, no lado Oeste do Havaí, recebeu uma denúncia anônima sobre uma enorme quantidade de peixes marinhos depositados em sacos de lixo e jogados lixeiras comuns nas proximidades de um porto da cidade que é usado para carga e descarga de pescadores que coletam peixes e corais com fins destinados a Aquariofilia. Ao investigar a denúncia, 610 peixes foram encontrados, onde 551 eram Yellow Tangs, todos juvenis com idade de recém estabelecidos nos corais, ainda foram encontrados Peixes-cirurgiões, Borboletas e outras quatro espécies.

Ambientalistas e moradores da cidade estavam enfurecidos com o descaso dos responsáveis pela tragédia, buscando a todo custo informações que pudessem levar a identificação dos que fizeram a coleta dos peixes. A atividade não é considerada ilegal, apesar de causar bastante polêmica por causa do nível predatório de extração dos peixes e corais nativos do Havaí.


Ron Tubbs, dono da R.T. Distributors, empresa do ramo de distribuição de peixes ornamentais, disse estar “completamente chateado” com o ocorrido e espera que esse tipo de perda jamais se repita novamamente. O mesmo Ron Tubbs ressalta: “Esse é um incidente isolado causado por algum erro que raramente acontece, bombas podem falhar, grandes ondas podem dificultar a volta depois da captura, as fontes internas dos barcos podem apresentar algum problema, canos podem vazar, entre outros defeitos que podem ocorrer dentro do barco ocasionando à perda,” “esses peixes dificilmente morreram por falha no manejo ou doença,” completa Ron.


As autoridades se prontificaram em emitir um relatório e procurar os responsáveis para que as medidas cabíveis possam ser tomadas. A extração descontrolada e predatória é degradante, medidas responsáveis devem ser tomadas para que a Aquariofilia não se torne um instrumento de destruição, desrespeitando de forma inconseqüente os limites naturais.




Fonte: http://www.westhawaiitoday.com/articles/2010/01/29/local/local01.txt

0 comentários:

Postar um comentário