terça-feira, 30 de março de 2010

Ibama apreende peixes ornamentais enviados a João Pessoa pelos Correios

O Ibama da Paraíba foi acionado nesta sexta-feira (19) pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) mais uma vez devido a tentativa de se enviar organismos vivos via postal.
Desta vez, os aparelhos de raios-x que examinam as encomendas postadas via Sedex, detectaram a presença de dois peixes ornamentais da fauna brasileira,uma variedade da espécie Acará, que não apresentava o Guia de Transporte de Animais (GTA), nem autorização do Ibama para o transporte.
A encomenda tem como procedência um endereço de uma loja em São Paulo e como destino final endereço de um aquariófilo no bairro de Tambaú, em João Pessoa (PB).
Este já é o quinto caso em um mês em que os Correios recorrem ao Ibama. O primeiro caso foi relacionado ao envio de orquídeas consideradas raras, no segundo foi detectado em outro volume, duas cobras adultas, sendo uma jibóia e a outra uma cascavel (que agora deu cria a 26 filhotes no CETAS-PB); dois casos envolvendo plantas: uma amoreira e um ipê) e agora este peixe, embalado em um saco com água dentro de uma caixa e enviado como encomenda via SEDEX.
Os envolvidos nos casos foram todos notificados pelo Ibama, pois não é permitido o envio de espécimes da fauna ou flora sem a devida autorização.
Também a legislação relacionada aos serviços postais proíbe o envio deste tipo de encomenda, assim como o Ministério da Agricultura, que exige uma GTA – Guia de Transporte de Animais, para evitar disseminação de pragas e de espécimes invasoras de uma região para outra.
O Ibama também exige a utilização de uma Guia de Transporte de Peixes Ornamentais, para esta finalidade. O animal apreendido e ainda vivo, foi encaminhado para a Universidade federal da Paraiba
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na Paraíba atua em parceria com o IBAMA-PB e tem contribuído para que transportes proibidos de organismos sejam detectados, facilitando a atuação dos agentes de fiscalização.

Luciana Rodrigues

Fonte: Correios - Notícias

É isso ai pessoal o IBAMA está apertando o cerco!!!! Cuidado ao comprarem por SEDEX.

    0 comentários:

    Postar um comentário